20 de novembro de 2009

É que até escrevia, com amor, um texto dedicado a vocês!

Temos aqui um problema. Temos, não: tenho! Mas estou a tentar tornar-vos solidários com a causa. Como alguns sabem e outros não, tenho uns livros em atraso na rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa. Um atraso pequeno, praticamente insignificante, perfeitamente perdoável, visto não sermos nós o país da pontualidade britânica.

A data de entrega era 27 de Maio de 2008. Como vêem, nada de especial. Nesse dia, não deu jeito. Nem no seguinte. Nem nos 540 e tal dias depois, mais coisa, menos coisa. Não deu jeito, pronto. É que eu ainda moro a uma estação de metro da Biblioteca mais próxima, não é coisa fácil, xuxus!

E venho aqui assumir em primeira mão: eu, Cat Maria, que tenho o nariz empinado, mau feitio que chegue e que consigo lançar chispas fulminantes pelos olhos, tenho vergonha de ir entregar os livros. Não consigo. Não consigo chegar lá e dizer eeeerg, estão um bocadinho atrasados e esperar para ver a cara da senhora ou senhor bibliotecário quando vir qual é o atraso. E muito menos gostava de estar lá e ouvir o que tem para me dizer depois.

So, that's the deal:
quem é o leitor mai'lindo, a coisa mai'fofa do meu coração, o maior kutxi kutxi kutxi kutxi do país que me quer ir entregar os livros? Engendramos um
a desculpa qualquer, podem dizer que são da vossa irmã que foi em Erasmus, passou a liderar uma rede internacional de tráfico de rins e nunca mais voltou ou que engravidou e foi viver com o namorado cigano numa caravana nómada ou que ingressou numa seita que planeia o suícidio colectivo. O que ganham com isso? Além de fazerem a vossa boa acção do dia, de se ficarem a sentir boas pessoas e de terem a minha gratidão eterna, claro que vos dou qualquer coisinha em troca. Estava a pensar...um chupa, um saquinho de gomas ou outro docinho à escolha. Uns quatro ou cinco, até.

Não é suborno mas não se esqueçam que eu vou ser médica. E olhem que dá sempre um jeitão conhecer um médico algures. Não sei, digo eu. [ Se usarem isto contra mim, eu apago o último parágrafo e nego até à morte, nha nha nha nha nha! ]





Oh, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, vá lá, por favor!

[ Não cheguei a ler os livros. Dois já os tinha, só não sabia deles e o outro trouxe por engano!]



35 comentários:

Babs disse...

Eu até ia, se pagasses bem e se eu fosse de Lx. Sendo assim, lá terás de ir tu e dizer que te esqueceste do livro no meio das caixas aquando da mudança de casa :P E até podes perguntar quanto tempo mesmo é que estás atrasada,nem sabes bem... porque perdeste os papelinhos :P Eles têm tudo no computador, certo?

Babs disse...

vêem*

~ rita disse...

Por um saquinho ou dois de bombons a coisa até se faz :P

Kaja e 15 disse...

Olá,

Primeiro ainda teres os livros em teu poder, já é de louvar e mostra responsabilidade 8D

Eu não sou de LX, mas pode-se resolver isso, 300km pela A1 é um tirinho, o teu azar é que não sou nada receptivo a guloseimas desse calibre, mas por um gelado, a coisa vai...

Táctica 1 - " Ah e tal, encontrei estes livros lá em casa e acho que são daqui..."

Táctica 2 - "Bom dia, queria fazer uma doação destes livros para a biblioteca." Quando o funcionário te confrontar com a origem dos livros. (cara de supresa) "A sério?? Não posso acreditar, então pronto estão aqui!"

Táctica 3 - 23 horas... caixa do correio... um a um lá para dentro... fuga... um bebida bem forte (para afogar a "vergonha"... chichi... cama! ;)

Qualquer uma das hipoteses, obrigará certamente a:
- Mudança de identidade;
- Mudança de residência;
- Mudança de hábitos;

Espero ter ajudado ;)

Cmp's
Kaja

Lia disse...

eh pá, ir de coimbra a lisboa é coisa para te custar mais do que um saquinho de gomas...

Jedi Master Atomic disse...

Eu se fosse a ti aproveitava o que o Dexter disse neste post -> http://mentedepravada.blogspot.com/2009/11/viva-usucapiao.html

LOL :P

Odalisca disse...

Lol Tanto tempo? :P
Ui se fosse eu também partilhava esse sentimento de vergonha... Mas já sugeriram aí várias opções...

Podes dizer que mudas te de casa e que tinhas tudo em caixas e que só agora deste por eles, pedes imensas desculpas, e já não metes lá os pés durante uns tempos, eles depois com o tempo esquecem-se :P

Beijoka

Rita disse...

Que manipuladora!!

O namorado já desistiu?

*B* disse...

[lol]

Pede ao Catzinho!!!

Eu sou um mulher muito ocupada! Não posso! [hihihi]

;)

Rosie disse...

leva um bolinho de chocolate quando fores entregar. talvez resulte :P

Cat disse...

Babs: veêm, claro, obrigado! ;) Eheh, perguntar quanto tempo estão atrasados é dar ênfase ao tempo a que estão atrasados, eu quero é que eles esqueçam isso! :P

~rita: estás a falar a sério ou não? xD

Eu Penso: humm, obrigado pelas sugestões. São boas, sem dúvida :P Mostra responsabilidade? Eh la! Coisa que nunca pensei que ninguém dissesse sobre mim depois disto! OBRIGADO! xD

Lia: então vá, vamos lá negociar!

Jedi: DUVIDO que isso se aplique a este bem! xD Mas posso perguntar-lhe. E se alguém me disser alguma coisa digo logo: o art. 1299.º, do Código Civil protege-me!

Odalisca: eu posso sempre dizer qualquer mas nada vai fazer com ele estejam menos de de um ano e meio atrasados! xD

Rita: Manipuladora? Oi, quem? :D O namorado é muito mau, já desistiu não! Nunca esteve nessa! :/

*B*: humpf, hás-de vir cá pedir-me alguma coisa! :/ O Catzinho não vai lá nem morto, já me avisou! Também acho mal!

Rosie Dunne: duvido!

C. disse...

na biblioteca da mnh faculdade temos de ir entregar no dia seguinte a requisição ou então ir la renova-la todos os dias. ah pois :p mas de vez em quando tb falha...

Galo disse...

Eu também "alinhava" na ideia do gelado, mas só lá mais pró verão.
E, envergonhado como sou, não sei se teria coragem. A sério, fico com um grande melão em situações idênticas. A "Dona Galinha" é que tem lata para essas coisas eheheh. Ela é que me safa das broncas lol.

Beijo

Raquel A. disse...

Eu juro que se vivesse na mesma cidade que tu ia lá, mas não vivo... coisa mai chata! :D

BJS*

Olhos Dourados disse...

Bolas! Isso não é só um atrasizito de nada!!

Dexter disse...

Mas n ias pedir ao P.? Lembro-me de ler um post sobre isso...

Ana das Pontas disse...

Ai ai ai, menina Cat! Olha que assim o Pai Natal não te deixa nada no sapatinho!

Não é assim tão difícil. Visto que ainda não te ligaram nem te procuraram, o mais certo é nem terem dado pela falta deles. Podes sempre lá ir, dizer que estiveste em erasmus e que quando voltaste encontraste esses livros dentro de uma caixa qualquer que cá tinha ficado. Fazes um ar simpático de moça prestável, pedes imensa desculpa, mas "ah e tal que não me lembrei que tinha pedido os livros e só voltei a Portugal esta semana, mas não podia ficar na posse de livros que são de toda a sociedade".

Então, hã? Vai lá ser boa menina!! :P

C*inderela disse...

Ainda bem que não pagas multa :P

♥ Guida disse...

Ó Cat, que vergonha... Então e desta vez o namorado não pode ir lá? :P


Beijinho

pedro disse...

bem se tivesse ai, ia com mt bom grado pq ja me disseram que tenho uma lata do caraças, se quiseres esperar pelo proximo jantar de blogers eu vou la e entrego os livros ehehe, mas em vez de doces, da me uma caixa de natas, que eu dou te uma caixa de ovos moles ok? =P.

p.s a musica e mt gira

Daniela disse...

Eu até te fazia esse favorzinho, viisto que sou uma pessoa super simpática e afável (*cof cof*), mas a semana de avaliação está já aí à porta :x por isso a minha vida é só casa-universidade-casa-universidade... Mas oferece 2 ou 3 saquinhos de gomas que é só pessoas a dizerem que fazem isso por ti :D

Lady Me disse...

Olha, eu vivo a 350kms de Lisboa... Mas se não fosse isso, até te fazia o favor por pacotinho (ou dez) de gomas (ursinhos ou morangos sem açucar) :P

Beijinho*

Agora a sério, porra! Quando fico com um livro durante um mês, chego lá de fininho "Ai e tal, tive muitos exames" mas 540 dias, é muito! E não tem multa? Na biblioteca da minha Fac é 0.50€ por cada dia atraso :S

Beijinho, again!

Abby Richter disse...

ía fazer o mesmo comentário que o Dexter fez..
Se eu morasse em Lx fazia-te o favor, mas só para depois seres minha médica! :p

Framboise disse...

Eu faço-o com a maior cara de sem-vergonha que podes imaginar. Mas só se me deres um estetoscópio =P (que é que queres, adoro aquelas coisas)
Beijinho

dream* disse...

Ahah! negoceia isso bem... Hás-de encontrar alguém que não se importe de lá ir. E em Lisboa vê-se de tudo xD
Beijinho :)

Anónimo disse...

Ahaha, tu és demais..eu não sou de Lisboa senão até te podia fazer isso, com a desculpa do Erasmus e tal.. :D E com as gominhas no fim! :)

ADEK disse...

OH CAT!!!! Eu faço isso se copiares com mta atençao as perguntas do exame de cirurgia para nós ou algo desse estilo:P

ui sei laaa disse...

oh gostei imenso mesmo, acho que vou seguir
genial :p

Moretti disse...

lol, ri-me muito deste teu texto!
É pena eu estar um bocadinho mais longe do que as outras pessoas que lhe foram tão solícitas, caso contrário entregaria sem problemas e se calhar assumiria a culpa, afinal, um pouco de emoção para o fim do ano é o que há!

Cat disse...

Hermione: todos os dias? Que desconfiados ;P

Galo: então diz à Dona Galinha que há aqui um servicinho que requer a sua coragem! :P

Miss Kitty: eh, pois, está bem... :P

Olhos Dourados: oh, claro que é um atraso pequenino, que má! :P

Dexter: ia e pedi mas ele não fez isso por mim, imperdoável!

Zaahirah: oh, eu sei, mas não consigo, não consiiiiigo! =$ Deram pela falta, deram... Enviaram-me logo um mail na semana seguinte à data de entrega (há séculos, portanto!) a dizer se fazia o favor de os entregar porque já outros leitores queriam levar... =/

*C*inderela: pois, digo o mesmo!

Guida: não é "desta vez", é a mesma vez. Ele não foi lá nem vai, é mau! :P

pedro: só por causa disso, agora vais-te lixar que eu vou esperar que venhas cá a um jantar de bloggers! :D

D*: então fica pra semana depois da avaliação! :P

Lady me: e o que são 350km por uns saquinhos de gomas, babe? xD Não tem multa, claro!, aaaaachas? Senão nem ponderava entregá-los! A "multa" é ficares o dobro dos dias de atraso sem poder requisitar livros. Mas isso, eu já estou mentalizada de que não vou poder fazer para aí até ao fim da vida...

Serena Van der Woodsen: ora, depois, de eu ser médica ainda vai acrescer mais...perto de dois anos, ao atraso que já tem! Não pode!

Framboise: então pronto, está tudo tratado! Tu entregas os livros e eu dou-te um esteto (tem é de ser daqueles fraquinhos, da propaganda médica). Pode ser?

dream*: não está fácil!

Miss B.: pois, não és de Lisboa, não.. :P (kidding!)

ADEK: FEITO! Quando te posso dar os livros? :P LOL

Ana Mateus: obrigado e bem-vinda :)

Moretti: é, está bem, está, são só desculpas! ;)

Madame Pirulitos disse...

Olha, não consigo parar de rir!

Kikas disse...

Cat, minha querida, vem cá trazê-los ao Alentejo que eu faço-te isso só porque sim :) um dia digo-te tudo o que tive no último ano - fora as doenças vulgares - e a minha idade, que até te passas! Por isso, dá mesmo jeito conhecer um médico :p

Jhor!Ge_Mi~}gUeL// disse...

Oi Cat!

Estou com uns dias de atraso :) na visita ao blog de modo que só agora faço um comment.
Sobre os livros e a problemática ;) da sua entrega superatrasada o melhor ainda é enviá-los por correio a partir de FZZ acompanhado de uma carta ‘floreada’. Os bibliotecários talvez compreendam assim alguma dificuldade na devolução das obras por leitor que não é de Lisboa apesar de estudar na capital.

Outra solução (à borliu:) é de me confiares os livros e eu depois entrego quando for levantar ou devolver os que estou a ler. Com alguma periodicidade costumo ir à Biblioteca Municipal Central no Palácio Galveias. Se bem que quem correrá risco de vergonha na recepção desse espaço cultural sou eu! Ainda me consideram um atrasa-livros perigoso e chamam a SWAT team! E se me atormentarem para confessar teu paradeiro poderá eventualmente um dia vir a custar-te um atestado sobre um meu dói-dói ! =)

E é o que se me oferece dizer!
De V.Exa., atentamente,

JorgeMiguel :-P

P.S.: A confissão que fizeste p.ex. com as seguintes palavras do teu post => livros atraso rede Bibliotecas Municipais de Lisboa | faz-te surgir em pesquisa no Google na primeira página de resultados! É a chamada auto denúncia de uma letrada arrependida! :-D

Maria Ana disse...

ahahaha tão bom =) Porque não os abandonas discretamente na secretária da biblioteca e vens embora? Ou podes esperar que a bibliotecária vá à wc e aproveitas =)

__leaving_to_live__ disse...

Miss Cat!!

Tenho vindo visitar o seu blog todos os diazinhos!
Agora vou dedicar-me muito mais ao meus! E já vi que a ADEK tem um blooog também! Há mais alguém que eu conheça? (Isto com logins fica confuuuso!)

Quanto aos livros, EU VOU! COM TODO O PRAZER! Leva-los 4ªfeira? Combinamos almoçar todas juntas? Sala de alunos? Ou já trataste disso??

Achei inacreditável aquilo da pesquisa por "livros atraso rede Bibliotecas Municipais de Lisboa". Muahhaah! :D