4 de setembro de 2009

Tourada


Abomino. E não existe palavra que descreva melhor. o que sinto Não consigo compreender como se tornou numa festa - e se manteve durante décadas (e mantém!) - algo que deveria ser considerado desumano e abusivo. Desde quando se batem palmas e se dão gritos de congratulação ao acto de infligir sofrimento a um ser vivo? E o argumento de ser uma tradição... só pode ser para rir. Desde quando tradição é sinónimo de ser uma coisa boa ? Vamos trazer as tradições todas de volta então. Voltamos a ter escravos, as mulheres deixam de votar, vamos fumar tabaco convencidos de que é medicinal e nos torna mais saudáveis. Adoptamos de novo a pena de morte e a forca. E podemos acreditar novamente que o Sol gira à volta da Terra e não o contrário. E assim, honramos as tradições que são só coisas lindas e maravilhosas.

Não há argumento nenhum que me convença em relação a este tema. Acho estúpido e primitivo como acho qualquer outro acto que provoque sofrimento propositado a qualquer pessoa ou animal, seja a tourada, seja o abandono de animais domésticos, seja a "obra" do artista plástico que deixou um cão morrer à fome, exposto num museu. E não cabe na minha compreensão como é que estas coisas podem continuar a acontecer. Como se não fossem nada de especial. Algumas com direito a bilhete pago e aplausos e flores, como se de verdadeiros feitos se tratassem. É por isso que, quando vejo alguém a ficar um bocadinho mal-tratado na arena (vá, umas fracturazinhas de costelas ou da bacia), não consigo evitar o sentimento de não ter pena nenhuma. Talvez até me surja um Bem feito!, que depois tento reprimir.



31 comentários:

B. disse...

Cat*zinha querida, estou contigo. È algo que nem entendo e que abomino. Põe-me doente, enjoada, horrorizada com a insensibilidade humana...

~ rita disse...

Estou absolutamente de acordo contigo. :)

Raquel disse...

Olá!
Bem, descobri o teu blog hoje, posso dizert q não sou uma fada, nem coelho lol mas ate considero que tenho bastante imaginação..não tanta qt a necessária para achar touradas "um verdadeiro espetaculo"...! Concordo plenamente ctg, aliás, ainda ontem qd toda a gente ca de casa vibrava com a corrida da rtp pensei e disse exactamente o mesmo!!

Beijinhos e parabens pelo blog;)*

C. disse...

eu tb nao gosto nem acho piada nenhuma. mesmo.

António Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa disse...

Assino por baixo! Concordo com tudo o que aqui escreveste.

Beijinho

Jedi Master Atomic disse...

Descreveste tudo o que eu sinto por touradas !!!

*B* disse...

Também não gosto, mas admito que, se forem forcados, gosto de ver. Eles não magoam o touro e acho um acto corajoso. Meio-parvo, sem sentido e cuja finalidade não entendo, a não ser levar um marrada doida, mas acho engraçado. De resto, abomino também!

Beijinho, Cat Narizinho*

Olhos Dourados disse...

Eu também não compreendo. Para mim era acabar com isso.

S* disse...

Bato palminhas quando levam uma cornada. E só vejo a tal cornada nos telejornais (coitadinhos...). Nunca na minha vida perco o meu tempo a ver touradas. Nojeira.

pedro disse...

eu gosto da tourada quando o touro mete um corno no cu do toureiro e giro de se ver =))

Anónimo disse...

Concordo plenamente!E até já me peguei numa discussão aqui na net com a "Menina Lasciva" e suas amigas à conta deste assunto...mas n vale a pena argumentar com estas pequenas...quem tem palas só olha mm p frente, e pk parece "benzoca" pronto, acham-se demais...

Marta

ADEK disse...

Também penso logo esse "Bem feito" com veemência!!*

Anónimo disse...

O ser-humano sempre gostou do espectáculo baseado em sangue. Basta lembrarmo-nos dos gladiadores, ou basta vermos um combate de boxe. Embora não parti-lhe da mesma opinião, compreendo o teu ponto de vista. Eu raramente vejo tourada, mas não tenho nada contra isso. Se me preocupasse com os toiros, também me tinha de preocupar com mosquitos que mato quando não me deixam dormir. Por exemplo, não tenho prazer nenhum em ver o cão que referiste numa situação daquelas, da tal exposição. Porém, num mundo tão cheio de injustiças em relação a pessoas - não é que eu faça alguma coisa contra isso - eu não consigo preocupar-me muito com animais. No entanto, percebo a tua perspectiva, já que não há nada de glorioso em espetar um animal e andar como que a brincar com ele. Contudo, há pessoas que afirmam, e talvez com alguma razão, que a tourada enaltece o touro, visto que se não houvesse a sua criação para a tourada, os touros poderiam estar até em extinção. Estes assuntos dão sempre pano para mangas e, qualquer que seja a posição que se tome, há boas e inteligentes pessoas tanto num lado como no outro.

Genitrix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Genitrix disse...

uiiiii as discuções que já tive por causa deste tema, ha pessoas com quem já nem me dou ao trabalho de argumentar.
Comcordo contigo, este massacre desleal devia acabar.
E como podem ser subsidiadas???? Cultura???? Não me lixem, Abaixo as touradas

Em relação ao abandono dos animais domésticos, so me apetecia era por essas pessoas a viver na rua ao relento e a chuva, como é que existem pessoas capazes de cometer um acto barbaro desses??? eu tenho uma cadela, e ela é tudo para mim é da minha familia (sei que muitas pessoas nao entem isso, mas e asim que a vejo e sinto)

Em relação a criatura que fez o que fez com o cão.... matando-o a fome preso a uma parede enquanto na outra prendeu ração.... eu quando soube disso só tive vontade de lhe fazer o mesmo.
Ao contrário de ti eu nãoreprimo o asco que sinto por essa gente, um crime deve ser punido de acordo com o crime.

Desculpa ter apagado o meu comentário anterior, mas a minha cadela queria participar e deu-me com o focinho na mão e publiquei o comentário antes do tempo lol

Unknown disse...

Também andava para fazer um post sobre este tema, mas acho que me iria irritar demasiado só a escrevê-lo.
Odeio a tourada e não percebo o que leva as pessoas às arenas.

♥ Guida disse...

A mim, bem feito? Bem feito é pouco. Cada vez que um bichinho desses faz maldades ao toureiro ou o toureiro cai do cavalo, eu juro que não tenho pena nenhuma. E se alguma vez tiver que tratar duma pessoa dessas, que remédio tenho! Mas a minha vontade vai ser pegar numas quantas bandarilhas e fazê-los sentir o que os touros sentem.


Beijinho

Framboise disse...

Pessoalmente acho que a tourada é uma exibição da cobardia humana.
Beijinho

Malinha disse...

Também detesto touradas, nunca vejo!!
bjs

Rosie disse...

oh, eu tambem sou assim. qualquer coisa que acontece ao "inimigo do toiro" e é logo ouvir-me 'bem-feita!'

acho um espectaculo simplesmente ridiculo

Lady Me disse...

miminho pra ti **

Também sou completamente contra!

Beijinho*

Kikas disse...

Bem, acabei de ver a essência de todos os comentários e vou ter coragem para dizer que gosto de apreciar uma boa tourada. Respeito a tua opinião e a de toda a gente, mas também tenho direito a discordar em algumas coisas..
(vá, não me odeies, Catzinha!)

Dexter disse...

Sinceramente, tb n sou grande fã. Não é que me enoje, mas tb n acho especial piada em andarem p lá a espetar bandarilhas num touro. Às vezes até estou a torcer pelo touro...n quero que causem lesões graves ao toureiro, mas uma boa marrada nunca fez mal a ninguém!

Pi disse...

Gosto bastante de uma boa péga de um bom grupo de forcados. Gabo-lhes o gosto e a paixão com que o fazem.
De resto não acho nenhuma beleza no tourear a cavalo ou a pé.

Lady_M disse...

Pois olha que a mim o "Bem feito!" sai-me sempre e eu não tento reprimi-lo!

Para mim, este tipo de tradição é completamente absurdo. Tenho dito.

António Soares disse...

Mimo lá no meu blog para ti Cat miauzinha!

*

Anónimo disse...

Acho as vossas opiniões verdadeiramente fantásticas, respeito-as mas não posso de todo concordar. Caso não saibam, em Portugal é o segundo espectáculo mais assistido ao vivo, logo a seguir ao futebol já para não falar dos shares altíssimos para as estações de televisão. Se não gostam, estão no vosso pleno direito mas também têm bom remédio, não compram bilhete e não vão ou então mudam de canal. Simples!

Cat disse...

Bê: a mim também, querida!

~rita: :)

Raquel: sê muito bem-vinda :) acho que para lhes achar graça é preciso mais do que imaginação! Obrigado pelo comentário :) *

Hermione: :)

Swadharma: Ahahaha, ri-me tanto com o teu comentário! Eu nem fiz referência à roupinha porque se formos entrar por aí... :P

Filipa: :) *

Jedi: ainda bem! :)

*B*: os forcados não me chocam como os toureiros. Até porque são eles o elo mais fraco. Se bem que, sim, é meio parvo!

Olhos Dourados: e já era tarde! Será que vai acabar algum dia?

S*: nojeira mesmo!

pedro: és sádico! :)

Marta: é daqueles temas que todas as discussões do mundo não chegam para fazer as pessoas passar dum lado para o outro da barricada *

ADEK: ah pois!

Vagabundo Social: mesmo que me sinta pequena e impotente para fazer algo, não consigo deixar de me preocupar com outros temas, além das pessoas. A mim, parece-me um triste fim, a criação para a tourada. Obrigado pelo comentário! *

Sara: entendo muito bem o que dizes em relação à tua cadela :) e quem sente os animais desta forma, não pode nunca aceitar este tipo de coisas, de crimes, como bem disseste. Obrigado pelo comentário! :)

Rita: vá-se lá entender!

Guida: umas bandarilhas ali nas costas, que é para ver se gostam!

Framboise: muitissimo bem dito!

_Malinha viajante: como eu!

Rosie Dunne: é mesmo!

Lady me: vou já passar no teu cantinho :)

Kikinhas: claro que não te odeio. TONTA!

Dexter: claro, uma marradazinha aqui, outra ali... ;)

Patricia: mas nas pegas dos forcados, a maior probabilidade de alguém se magoar, está no lado dos forcados e não do touro :P

Lady_M: bem dito!

Anónimo: e desde quando ter a audiência de uma coisa é sinónimo da sua qualidade? Basta pôr os olhinhos na junk-tv e nos reality shows... Sim,e além de não comprar bilhete e de mudar de canal também tenho direito a expressar esta minha opinião. Simples! :)

Kikas disse...

bem, é engraçado. para além de mim, só uma pessoa é que se manifestou a favor das touradas. e foi anónimo.. onde está a coragem desta gente??

Nalinii disse...

Ao contrário de ti, eu digo "Bem Feito" e rio-me que nem uma perdida e nem sequer tento reprimir.

Adorei o blog :)